sexta-feira, 20 de março de 2015

Azul não vai mais operar em Araguaína

20/03/2015 - Jornal do Tocantins

Empresa está ajustando malha aérea; turismo espera queda nas vendas


Gláucia Mendes – Araguaína – Correspondente




Araguaína, no Norte do Estado, vai perder alguns de seus principais voos comerciais. A partir do dia 10 de maio a Azul Linhas Aéreas Brasileiras não vai mais operar no aeroporto da cidade.

Para quem trabalha no setor de turismo, a novidade preocupa. A expectativa de algumas agências de viagens de Araguaína é de que as vendas caiam cerca de 20% agora que a Azul não deve mais operar na região. A previsão das agências é de que os preços das passagens sejam reajustados, uma vez que apenas duas empresas estarão em operação na região.

A agente de viagem Bruna Machado, que trabalha em uma das agências da cidade, disse que será uma perda muito grande já que 50% dos clientes preferem viajar com esta companhia aérea. "A maioria dos passageiros optavam pela Azul por causa da comodidade, visto que os aviões eram de 68 assentos. O impacto será grande", concluiu.

PASSAGEM

O passageiro que tentar comprar passagem após esta data, não terá o serviço disponibilizado no site da empresa.

A empresa operava na cidade com voos diários – de ida e volta – para Palmas, Brasília (DF) e Marabá (PA). A reportagem do Jornal do Tocantins simulou a compra de uma passagem e constatou que os voos já estão indisponíveis.

O administrador do aeroporto de Araguaína, José Pontes Júnior, disse que ainda não recebeu nenhuma notificação oficial. Com a saída da Azul, o aeroporto vai contar apenas com voos das empresas Sete Linhas Aéreas e Passaredo.

Ainda conforme a direção, a partir de abril os voos da Sete Linhas Aéreas, que eram apenas às segundas, quartas e sextas-feiras passam a ser diários. Dessa forma, o aeroporto de Araguaína – por onde passam cerca de 6 mil pessoas ao mês – deve disponibilizar, ao todo, dez rotas (destinos) com voos diários.

COMUNICADO

Por meio de nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que não foi informada da decisão e que não há registros de nenhuma solicitação de exclusão dos voos nesta região.

Também através de nota, a Azul explicou que está realizando ajuste à malha aérea e por esse motivo deve deixar de operar nesta rota. "Os clientes que compraram a passagem para viajar depois de 10 de maio, terão o reembolso integral do valor gasto", explica a nota, que traz ainda o endereço do site da companhia (www.voeazul.com.br) para mais informações.

Aeroporto deve ser terceirizado

Com um fluxo mensal de 6 mil passageiros entre embarque e desembarque, o Aeroporto de Araguaína, Norte do Estado, que era administrado pela gestão municipal deve ser terceirizado.

A informação é da prefeitura, que anunciou para o próximo dia 6 de abril, a publicação do Edital de Licitação 002/2015, para contratação de uma empresa especializada no setor.

De acordo com o município, a empresa que vencer a licitação deve realizar serviços de manutenção, operação e administração do aeroporto. Trabalhos de infraestrutura só serão realizados mediante autorização da prefeitura.

Ainda conforme informações da prefeitura, deve haver mudanças no terminal de embarque, desembarque e na localização dos hangares, início da duplicação da avenida de acesso ao terminal, ampliação do estacionamento e implantação de terminais de carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário