sexta-feira, 20 de março de 2015

Pista do aeroporto de SRN deve ser homologada em 60 dias

19/03/2015 - Portal O Dia – PI

Secretário visitou o local ao lado da arqueóloga Niède Guidon.

A arqueóloga Niède Guidon esteve na manhã desta quinta-feira (19) visitando as obras do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, juntamente com o secretário dos Transportes (Setrans), Guilhermano Pires. O aeroporto já se encontra com suas obras finalizadas, mas restam ainda alguns reparos para que a pista seja homologada.

Fotos: Marcelo Cardoso/CCOM


Construído na zona rural do município de São Raimundo Nonato, região Sudeste do Piauí e distante 525 quilômetros da capital, o aeroporto irá garantir o mínimo de 5 milhões de turistas por ano na Serra da Capivara, que é um patrimônio da humanidade.

No mês de janeiro, a arqueóloga se reuniu com o o governador Wellington Dias (PT) e alertou que se o aeroporto não for concluído, ela irá perder um financiamento de R$ 3 milhões que já foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção do Museu da Natureza, no município de Coronel José Dias.



Segundo o secretário Guilhermano Pires, o ideal é partir primeiro para a homologação da pista, pois em visita da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foram apontadas algumas falhas na pista e no entorno e, por isso, o aeroporto ainda não está em funcionamento. "Esses problemas já estão sendo regularizados mediante uma licitação em andamento na Setrans. Assim que as falhas forem corrigidas, nós solicitaremos uma nova visita da Anac para que a pista do aeroporto seja homologada", diz o secretário. Ainda de acordo com ele, a homologação deve ocorrer em torno de 30 a 60 dias.

Na casa de passageiros ainda ftitlea instalar o corrimão das escadas e a esteira. O aeroporto, que tem formato de Capivara e já tem toda a parte estrutural pronta, hidráulica e elétrica, incluindo elevadores, revestimento no piso, forro, vidros, portas, lanchonete, equipamentos contra incêndios, entre outras áreas, será um dos maiores aeroportos regionais do Brasil.
Fonte: CCOM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário