sexta-feira, 10 de abril de 2015

GOL quer voar direto para Havana, em Cuba

10/04/2015 - O Globo

Empresa enviou pedido à Anac e pode ser a primeira aérea brasileira a aterrissar no país de Fidel Castro

ANA PAULA RIBEIRO

ana. ribeiro@sp.oglobo.com.br

Não são apenas os Estados Unidos que estão se reaproximando de Cuba. O turista brasileiro que quiser visitar a ilha caribenha terá mais uma opção de voo saindo do Brasil. A companhia aérea Gol enviou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pedido de autorização para voar para Havana. Ainda não há data para o início da operação, já que a companhia precisa do aval do órgão regulador para definir a frequência de voos.

Após receber o aval da Anac, a Gol dará entrada em um outro processo, conhecido como "hotran" (horário de transporte), informando com que frequência pretende operar. "A Anac recebeu solicitação de alocação de frequência por parte da Gol. O pedido está em análise. Só a partir dessa autorização é que a companhia confirmará a quantidade de voos, entre outras informações", explicou o órgão regulador.

Em fevereiro, a Cubana de Aviación cancelou os voos semanais entre São Paulo e Havana. Desde então, os turistas passaram a depender de voos com escala em outros países. No caso da Copa Airlines, a conexão ocorre no Panamá. Também há opções pela TAM, mas com conexão no México ou Peru (voo operado pela Lan).

A solicitação da Gol ocorre às vésperas da Cúpula das Américas, que terá a participação de Cuba pela primeira vez. A ilha tenta promover a lei que regulamenta o capital estrangeiro no país. O encontro começa hoje e vai até amanhã, no Panamá. Em dezembro, Cuba e EUA anunciaram a retomada de relações diplomáticas após mais de 50 anos de cisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário