Aeroporto pronto para receber voos da Azul

05/05/2015 - Diário do Comércio – MG

Adequações no terminal de região Centro-Oeste já foram concluídas e companhia espera apenas o aval da Anac

Rafael Tomaz

O início das operações da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Brigadeiro Cabral. em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, ainda depende da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O terminal já está preparado para os voos comerciais, que deverão começar no próximo mês, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo César dos Santos.

As projeções iniciais eram que as primeiras operações fossem realizadas no final do ano passado. Porém, o voo inaugural vem passando por sucessivos adiamentos. E entre os motivos está a necessidade de adequações no terminal.

Porém, de acordo com Santos, as adequações foram realizadas e agora falta somente a anuência da agência governamental. No final do mês passado, por exemplo, a aeroporto recebeu o caminhão de combate a incêndio, atendendo a uma das exigências da Anac.

Segundo o secretário, o aeroporto já havia recebido investimentos de R$ 12 milhões nos últimos anos. Dessa forma, foram necessárias pequenas adequações para receber os voos da Azul.

Além disso, a empresa contratada para operar o terminal também já realizou as intervenções necessárias para as operações. Conforme Santos, a paulista Socicam investiu cerca de R$ 2 milhões para dotar o aeroporto de alguns equipamentos. como raio-x e pórticos.

A concessionária foi contratada no início deste ano e irá explorar as taxas de pousos e decolagens, além de outros serviços prestados. Entre eles está o estacionamento do terminal aeroportuário. Também em Minas, a empresa é responsável pelo Aeroporto de Ipatinga, no Vale do Aço, pelo Aeroporto Presidente Itamar Franco, em Goianá. na Zona da Mata. e pelo Aeroporto Prefeito

Octávio de Almeida Neves, em São João deI-Rei (Campo das Vertentes).

A Azul irá operar voos entre Divinópolis e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Serão cinco voos semanais entre as duas cidades.

Santos afirma que o terminal deverá registrar um aumento considerável na movimentação com as operações comerciais da Azul. Atualmente, a média diária do aeroporto é de 30 a 40 pousos e decolagens.

Ele lembra que Divinópolis é uma cidade-polo que está próxima de importantes Arranjos Produtivos Locais (APL), como o de Nova Serrana. no setor de calçados. e Santo Antônio do Monte, no de fogos de artifícios.

RMBH – Na avaliação de Santos, o terminal poderá atrair até mesmo passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ele lembra que com a duplicação da MG-050, passageiros de municípios como Betim e Juatuba, por exemplo, terão facilidade para chegar ao aeroporto na região Centro-Oeste do Estado.

Procurada, a Azul confirmou que aguarda a autorização da Anac para iniciar os voos. Porém, a companhia aérea não tem previsão para o início das operações no terminal. O Aeroporto Brigadeiro Cabral conta com uma pista de aproximadamente 1.500 metros de extensão. Além do terminal de passageiros. o aeroporto dispõe de 20 hangares.