Air France-KLM corta gastos e frequência de voos para o Rio de Janeiro será reduzida

15/06/2015 - Folha de Pernambuco

Tóquio e Moscou também devem sofrer com alteração na frequência de voos

Estadão Conteúdo

A companhia aérea Air France-KLM disse nesta segunda-feira (15), que vai adotar algumas medidas para cortar gastos, como parar de realizar voos que não dão lucro, reduzir a frequência e a capacidade de alguns voos de longa distância e rever o seu plano de investimento para novos aviões.

A companhia aérea, a maior da Europa em tráfego, afirmou que vai eliminar rotas para Stavanger, na Noruega; Verona, na Itália; Vigo, na Espanha; e Kuala Lumpur, na Malásia. Além disso, a empresa vai reduzir a frequência dos voos e do tamanho das aeronaves em rotas para Rio de Janeiro, Tóquio e Moscou.

Air France também vai aposentar, antes do previsto, um jato Airbus A340, e estuda "vários cenários para adiar a entrega de aeronaves de longo curso."

A empresa tem sido devastada por uma lenta economia europeia, bem como a concorrência de companhias de baixo custo em voos de curta distância e de operadoras do Oriente Médio nos voos de longa distância.

A companhia aérea colocou parte da culpa na falta de progressos na relação com o sindicato dos pilotos. A empresa alega que o sindicato não cumpriu todas as suas obrigações para alcançar os 20% de reduções adequadas em despesas descritas em um contrato de trabalho anterior. O sindicato não respondeu a um pedido de comentário.