Airbus vai expor avião elétrico no Paris Air Show

10/06/2015 - O Globo

Veículo capaz de carregar duas pessoas começará a ser produzido até o início de 2018


O E-Fan, avião elétrico da Airbus em exposição no Berlim Air Show, em maio do ano passado

PARIS – A fabricante francesa de aviões Airbus irá apresentar no evento Paris Air Show, de 15 a 21 de junho, o seu primeiro avião elétrico, capaz de voar a cerca de 218 km/h. Além de ser exposto, o E-Fan 2.0 alçará voo durante a exposição. A aeronave, que pesa menos de meia tonelada, é capaz de voar por até uma hora. Ele é completamente livre de emissões de CO2 e não gera ruídos ao voar.

De acordo com o a Yahoo News, o plano da companhia é que o avião seja montado na cidade de Pau, no sudoeste da França, e entre em produção entre o final de 2017 e o início de 2018. Capaz de carregar duas pessoas, o E-Fan 2.0 será voltado para clientes em cursos de aviação.

Um outro modelo, capaz de carregar até quatro pessoas deve ser lançado em 2019. A agência de notícias informa que este modelo, batizado de E-Fan 4.0 seria voltado para o mercado em geral. A Airbus estaria planejando também produzir helicópteros elétricos e aeronaves elétricas para empresas de aviação regionais. O plano seria construir um avião elétrico com capacidade para voar com até 100 pessoas a bordo, mas a previsão é que isso não aconteça antes de 2050. No momento a companhia investe US$ 23 milhões para o design e desenvolvimento do E-Fan 2.0.