Azul vence disputa pela privatização da aérea portuguesa TAP, diz TV

11/06/2015 - O Estado de S.Paulo

Avianca também negociava a compra da empresa; anúncio oficial deverá ser feito ainda nesta quinta-feira pelo governo português

FERNANDO NAKAGAWA, CORRESPONDENTE – O ESTADO DE S. PAULO

LONDRES – O empresário David Neeleman, dono da empresa aérea Azul, venceu a disputa pela privatização da companhia aérea portuguesa TAP. A informação foi transmitida nesta quinta-feira pela emissora de televisão pública de Portugal RTP.

Além de Neeleman, o empresário Germán Efromovich, controlador da Avianca, estava na disputa. O anúncio oficial deverá ser feito ainda nesta quinta-feira pelo governo português.

A emissora portuguesa informa que a vitória de Neeleman na disputa pela TAP foi informada por fontes no governo que pediram para não serem identificadas. Neeleman ficará com 61% do capital da empresa aérea, o que lhe dará o controle da TAP. Outros 5% do capital atualmente na mão do governo devem ser oferecidos aos funcionários.



David Neeleman, fundador da Azul, é um dos interessados na TAP


O anúncio oficial deve acontecer após o fim da reunião do conselho de ministros que acontece nesta quinta. O fundador da norte-americana JetBlue e da brasileira Azul tem como sócio no consórcio o empresário local Humberto Pedrosa, ligado ao grupo Barraqueiro, diz a emissora.

Segundo a RTP, a proposta vencedora prevê a compra de 53 novos aviões e a injeção entre 300 milhões a 350 milhões de euros no capital da TAP.