segunda-feira, 15 de junho de 2015

Viracopos salta de 14 mil para 269 mil passageiros em voos internacionais

12/06/2015 - G1

Aeroporto em Campinas passa por expansão nas rotas para o exterior.

Até meados de julho do ano passado, havia apenas uma opção de voo.

Do G1 Campinas e Região


Alta é ligada à abertura do píer A em novo terminal

O Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), registrou alta de 1.752% na movimentação de passageiros internacionais nos primeiros cinco meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2014. Foram 269.830 usuários até maio, contra 14.567 no intervalo anterior.

De acordo com a concessionária responsável pela gestão do terminal, o aumento do fluxo está ligado à abertura do píer A do novo terminal, em dezembro do ano passado. Atualmente, Viracopos registra média de 38 voos internacionais, incluindo como destinos Miami, Orlando e Fort Laudardale, nos Estados Unidos, Cidade do Panamá e Lisboa.

Até meados de julho do ano passado, o aeroporto em Campinas operava apenas um destino internacional, para Lisboa. A expansão de rotas começou com o início de voos para Miami e, desde então, o terminal aéreo teve aumento na oferta para o exterior.

Durante os primeiros cinco meses deste ano, Viracopos teve recorde de passageiros ao somar 4,3 milhões de viajantes – somando voos internacionais e domésticos. A alta é de 8,5% em comparação ao mesmo período de 2014. No total, 53.094 pousos e decolagens foram registrados no terminal em Campinas.

Atraso no novo terminal

O novo terminal de Viracopos continua inacabado e, ao menos até o início de maio deste ano, era usado apenas para os voos internacionais. O prazo contratual de entrega total na primeira fase da expansão venceu em 11 de maio de 2014. A concessionária está sujeita a multa, aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O motivo do atraso, justifica a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, é a alteração no projeto inicial do novo terminal de passageiros, que foi ampliado de 14 milhões para 25 milhões de passageiros por ano.

Ranking de aeroportos

Segundo pesquisa trimestral sobre a satisfação dos usuários realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), o terminal ocupa a primeira colocação no ranking de terminais do país, com nota 4,38. No ano passado, o aeroporto ocupava a quinta colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário