Voo direto entre RN e Argentina é lançado em Buenos Aires

26/06/2015 - Tribuna do Norte – RN

Um voo direto entre o Rio Grande do Norte e Buenos Aires, que começa a operar no dia 4 de julho, foi lançado oficialmente ontem em cerimônia realizada na capital argentina, com representantes de agências de viagem portenhas, jornalistas e autoridades ligadas ao segmento.

Assecom

Robinson Faria falou em Buenos Aires sobre o turismo no RN

"Natal reúne condições de ser hoje um dos maiores e melhores destinos do Brasil. Não tenho dúvidas de que os argentinos ficarão encantados com a capital do Rio Grande do Norte, com suas águas quentes e paisagens incríveis", destacou o governador Robinson Faria, um dos anfitriões do evento, realçando a infraestrutura turística, com uma das maiores redes hoteleiras do Brasil. Faria ainda apontou destinos já consolidados internacionalmente no estado, como Pipa e São Miguel do Gostoso. Ele também lembrou os aspectos culturais e históricos da capital potiguar, que serviu de base para os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Incentivo

A nova rota área – implantada pela GOL – é apontada como resultado da redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), concedida este ano pelo governo, numa tentativa de estimular o turismo. Para Robinson, é também uma prova do sucesso da ação conjunta do poder público com a iniciativa privada. "Quando o público e o privado dão as mãos, se consegue importantes avanços. Este novo voo é uma prova disso", realçou. Além desta linha direta para Buenos Aires, a administração estadual já viabilizou, após o incentivo, quatro voos regionais.

A cerimônia de lançamento foi dividida em três momentos. Primeiro, uma coletiva para cerca de 20 jornalistas. Em seguida, um almoço com todo o trade turístico de Buenos Aires, e, por fim, a oficialização do lançamento. O governador estava acompanhado da primeira-dama e secretária estadual de Assistência Social, Julianne Faria, do secretário de Turismo, Ruy Gaspar, da diretora-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, Ana Maria Costa, e da secretária de Comunicação Social, Juliska Azevedo.

Durante a cerimônia de lançamento da nova rota, o vice-presidente da companhia aérea GOL, Eduardo Bernardes, destacou o papel da gestão estadual do Rio Grande do Norte para a viabilidade e sucesso da nova rota. "O governador está pessoalmente empenhado para que tudo dê certo, o que nos deixa bastante otimistas", afirmou.

Bernardes ainda destacou a relevância para a companhia em ter o Rio Grande do Norte, um dos destinos mais procurados do Brasil, inserido em uma nova rota internacional. "O voo é uma oportunidade mais confortável para que o argentino conheça o RN e, da mesma forma, o potiguar conheça a Argentina, que é hoje o principal destino internacional do brasileiro", afirmou, citando ainda que a redução ICMS sobre o querosene de aviação foi um dos principais incentivos para que a companhia voltasse a investir no Rio Grande do Norte.

Nordeste tem opções de voos competitivas, diz embaixador

O embaixador do Brasil em Buenos Aires, Everton Vargas, durante discurso, destacou que Buenos Aires representa para muitos brasileiros a primeira viagem internacional, enquanto a Argentina é um grande polo emissor de turistas para o Brasil. "Há pouco mais de um ano não havia nenhum voo direto de Buenos Aires para o Nordeste do Brasil, mas agora há boas opções em condições competitivas".

Ele parabenizou todos os envolvidos na viabilização do voo direto entre a capital argentina e o Rio Grande do Norte. "O voo permitirá que os argentinos possam viver esta experiência que apenas o Rio Grande do Norte pode oferecer, a apenas cinco horas de voo do coração de Buenos Aires", ressaltou.

Entre as autoridades presentes, ainda participaram da cerimônia a consulesa geral do Brasil na Argentina, Glaucia Silveira, a diretora nacional de Transporte Aéreo da Anac Argentina, Paola Tamburelli, o conselheiro da Embaixada do Brasil na Argentina, Francisco Cannabrava, e a responsável pelo mercado Brasil no Instituto de Promoção Turística da Argentina, Ana Maria Costa.

O primeiro voo será realizado no dia 4 de julho. Os trechos serão realizados com aeronaves Boeing 737-800.

SAIBA MAIS

Veja detalhes do voo entre o RN e Buenos Aires:

Início: 4 de julho

Partindo do RN

Origem: Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante

Voo: G37460

Saída: 23h55

Destino: Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires

Chegada: 5h35

Frequência: Aos sábados

Partindo de Buenos Aires

Origem: Aeroporto de Ezeiza

Voo: G37461

Saída: 23h55

Destino: Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo

Chegada: 5h05

Frequência: Aos sábados