segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

AMERICAN AIRLINES SE DESPEDE DE CURITIBA

15/02/2015 - TOTALFM 

O voo 203 da American Airlines decolou do aeroporto Afonso Pena e marcou o fim das operações da companhia aérea norte-americana no terminal em São José dos Pinhais.

A aeronave, um Boeing 767-323ER, matrícula N39356, partiu para Miami com escala em Porto Alegre, e reduziu em 50% a quantidade de ligações internacionais com Curitiba em voos de carreira.

Sem o voo que vinha direto de Miami e fazia escala em Porto Alegre na volta, o aeroporto Afonso Pena passa a ter somente ligação com Buenos Aires, pela Austral, cinco vezes por semana.

A American Airlines decidiu cancelar a ligação entre Miami e Curitiba devido à baixa lucratividade. A rota, que foi sucesso no fim de 2013 e início de 2014, foi perdendo passageiros com o passar do tempo, especialmente em 2015, devido à alta do dólar e a crise no Brasil.

No voo de despedida, os funcionários da companhia norte-americana aplaudiram a saída do avião e não seguraram o choro após a decolagem rumo a Porto Alegre.

O aeroporto Afonso Pena nunca teve vocação para voos internacionais. As poucas tentativas de ir à Europa, via Paris, Milão e Frankfurt, duraram pouco tempo. No máximo rotas para Buenos Aires, Assunção e Montevidéu.

É o resultado de um conjunto de fatores que acaba esbarrando na infraestrutura. Sem uma pista longa suficiente para que os aviões possam decolar cheios, os voos diretos para os Estados Unidos e Europa se tornam inviáveis. E, consequentemente, são pouco atrativos para as companhias aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário