Loteamento em Palhoça permite que empresário vá ao trabalho usando o próprio avião

24/06/2017 - Notícias do Dia

Aeropark está em construção na cidade Pedra Branca e sua primeira etapa será entregue até agosto do ano que vem.

BRUNELA MARIA

Chegar ao trabalho por via área, sem precisar enfrentar congestionamentos e se deslocar rapidamente para qualquer lugar com o apoio de um avião executivo ou helicóptero. A alternativa vai estar disponível na Grande Florianópolis a partir do ano que vem e o projeto tem atraído investidores das mais variadas partes do País. A primeira etapa do empreendimento deve ser entregue até agosto, no bairro Pedra Branca, em Palhoça.

O Aeropark Pedra Banca conta com cerca de 300 lotes, para as mais variadas atividades comerciais. Pelo menos 44 deles estão destinados à construção de hangares, no entrono da pista que hoje é utilizada pelo Aeroclube de Santa Catarina, parceiro do investimento. No local também estarão disponíveis serviços aeronáuticos, com o abastecimento, manutenção de aeronaves, escola de aviação e fretamentos.

A exclusividade da iniciativa, que ajuda o empresariado a driblar o problema da mobilidade urbana, que cada vez mais se faz presente em Santa Catarina, fez com que 70% dos lotes fossem vendidos na primeira fase de implantação, segundo conta o diretor executivo da Pedra Branca Empreendimentos, Marcelo Gomes. Para ele, também contribuiu para a atração dos investidores o conceito de cidade completa construído no bairro e o crescimento econômico da região.

“Nosso objetivo é proporcionar um local completo. Esse projeto é bastante inovador e tem a localização como diferencial. Está dentro da cidade, tornando-se alternativa ao Aeroporto Hercílio Luz. Queremos oferecer os lotes para empresas construírem seus empreendimentos comerciais, serviços e indústrias e facilitar esse deslocamento com a proximidade da pista do aeroclube, nosso parceiro”, diz. Gomes também descreve que um novo acesso para a Pedra Branca, através da avenida das Universidades, também será criado, para manter o vínculo de proximidade no condomínio, um dos mais estruturados da região.

Expectativa de geração de Empregos

Além do grande diferencial associado à mobilidade urbana, a construção do Aeropark deve proporcionar um novo momento econômico para a cidade de Palhoça. A empresa responsável pelo empreendimento projeta a geração de cerca de 3 mil empregos diretos – o equivalente à uma indústria de grande porte, mas podendo gerar muito mais empregos indiretos, devido à diversidade das empresas que devem se instalar no local. Segundo levantamento da Pedra Branca, até agora 65% dos empresários que adquiriram lotes pretendem de fato instalar ou transferir suas empresas para Palhoça. 

“Temos muita mão de obra aqui e por isso projetamos um desenvolvimento econômico fantástico. Temos ainda a preocupação de ligar o empreendimento com as ciclovias e vias até o centro da Pedra Branca, tudo para facilitar ainda mais a chegada das pessoas”, salienta Gomes.

Um dos investidores é o empresário Guilherme Granzinolli, diretor de operações da empresa Invictus, que já adquiriu lotes no Aeropark e que a partir de julho de 2018, quando a primeira etapa do empreendimento será entregue, vai construir sua sede e levar toda sua operação para o loteamento. “O que nos atraiu foi o conceito, que apresenta um formato moderno, planejado e, principalmente, por estar integrado às facilidades do bairro Pedra Branca”, destaca.

Segundo Gomes, a iniciativa já conseguiu atrair empresas de logística, combustível, farmacêutica e comércio. “Atualmente, circulam diariamente no bairro cerca de 23 mil pessoas entre moradores, estudantes e trabalhadores. E nossa meta é alcançar 80 mil. Com a entrega do Atrium Offices, em setembro, finalizamos a primeira etapa, que envolveu os empreendimentos que contornam os quatro lados da Praça Espelho D’Água. O Aeropark retrata este segundo momento da Pedra Branca, assim como o Pátio Civitas. Hoje os empresários querem trazer suas empresas para a Pedra Branca para fazer parte do que construímos aqui”, declara.

Segunda etapa em 2020

A segunda fase do Aeropark tem previsão de ser concluída em 2020. O projeto será apresentado nos próximos meses às prefeituras de Palhoça e São José, comunidade e entidades da região. Conforme antecipa Marcelo Gomes, o próximo passo é planejar para esse ano os detalhes para a venda dos lotes neste segundo momento do empreendimento. “Os lotes com hangares são uma novidade em Santa Catarina. Nossa negociação com o Aeroclube inclui que nossos clientes terão uma classe especial entre os sócios do clube, não tendo custo por pouso e decolagem, dúvida muito comum entre os clientes”, ressalta Renato Ramos, Gerente de Negócios da Pedra Branca.

Para Gomes, o Aeropark também vai agregar qualidade de vida aos empresários. “Acreditamos muito nesse projeto e no seu potencial”, disse. Da primeira etapa restam ainda 23 lotes disponíveis. Os aviões que poderão acessar o local são jatos particulares e executivos.