Aeroportos

Santos Dumont

Em 1934, início da construção do Aeroporto do Rio de Janeiro (Santos Dumont), em terreno cedido pela Prefeitura do Distrito Federal ao Ministério da Viação e Obras Públicas. A obra incluía a ampliação do aterro realizado na década de 1920, junto com a construção de uma muralha de contenção.  Em setembro de 1935 o aeroporto, ainda com uma pista de 400 metros, recebe as primeiras aeronaves, ainda de pequeno porte.

Em 16 de outubro de 1936, através do Decreto 1.150, o Aeroporto do Rio de Janeiro passa a denominar-se Aeroporto  Santos Dumont. A inauguração oficial do aeroporto foi realizada em 30 de novembro de 1936, já com pista de 700 metros de extensão, sendo considerado o primeiro aeroporto civil do país.

Em 1936, a Pan Air do Brasil, inaugura sua sede no aeroporto.


Novembro de 1936

A estação de hidroaviões da Pan American Airways, projetada pelo arquiteto Atílio C.Lima, foi inaugurada em 12 de junho de 1937. Atualmente abriga a sede do Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar)


Em 1937 foi lançado o concurso para a escolha do projeto da futura estação de passageiros. A construção foi iniciada em 1938 sendo concluída somente em 1945, em função das restrições impostas pela segunda guerra.

Em 21 de julho de 1937 é aberto concurso para o projeto de construção da estação de passageiros do Aeroporto Santos Dumont, com as obras iniciadas no mesmo ano, sendo paralisadas em 1941 e retomadas em 1944, quando algumas instalações são entregues parcialmente, sendo concluídas em 1946.

Em 23 de outubro de 1937, é iniciada a construção do primeiro hangar do Aeroporto Santos Dumont, o Caquot, inaugurado em 1940.

Em 1938 a pista foi ampliada de 700 para 1.050 metros. 

Em primeiro de novembro de 1938, é inaugurada a segunda estação de passageiros de hidroaviões do Aeroporto Santos Dumont, construída pelo Governo Federal, funcionando até 1942, quando foi extinto o serviço de hydro-aviões. No início, provisoriamente, abrigava os passageiros dos aeroplanos. Na inauguração já contava com os guichets de quatro empresas: Vasp, Condor, Panair do Brasil e Pan American.

Janeiro de 1939. Foto Ministério da Marinha

Aeroporto Santos Dumont em novembro de 1941


Em 1942, Varig inicia suas operações no Aeroporto Santos Dumont.

Em 1947, a pista é ampliada de 1.050 para 1.350 metros. Com o final da segunda guerra e o aumento do número de voos saturando o aeroporto, o DAC transfere parte dos voos para a Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador. 

Em 1950, o Aeroporto Santos Dumont recebia apenas os voos domésticos, enquanto o Aeroporto do Galeão atendia os voos internacionais de três companhias aéreas nacionais, Cruzeiro do Sul, Panair e Aerovias, e 8 companhias estrangeiras, Pan American, Scandinavian, British, Braniff, Fama, Air France, KLM, e Alitalia.


1952


Em 1963, é inaugurada a pista auxiliar.

Em março de 1973, é criada a ARSA (Aeroportos do Rio de Janeiro S.A.), através de Decreto Presidencial , o Ministério da Aeronáutica passa à ARSA a administração e operação dos aeroportos do Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá.

Em janeiro de 2006, inauguração de duas das oito pontes de embarque, previstas na obra de ampliação do Aeroporto Santos Dumont. Para abril era prevista a conclusão da obra de ampliação do terminal de passageiros que teve sua capacidade ampliada de 1,8 milhão para 8,5 milhões de passageiros/ano.

No dia 26 de maio de 2007, é inaugurado o novo terminal de passageiros do Aeroporto Santos Dumont. 

Em 3 de março de 2009, a Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) libera o Aeroporto Santos Dumont para voos nacionais de longa distância. Em 20 de março de 2009, a empresa Azul inaugura a linha Santos Dumont – Viracopos com aeronaves Embraer 190 e 195, quando Aeroporto Santos Dumont só recebia voos da Ponte-Aérea Rio-São Paulo e voos com aeronaves de até 50 passageiros.